sexta-feira, dezembro 15, 2006

Rescaldo

Ontem, por volta das 23.30, jogou-se, em casa do Gonçalo, o 2º jogo de Catan com os mesmos jogadores. O grande desafio de Bernardo, Gonçalo e Miguel era derrotar Pedro, invencível em casa do Gonçalo até então.
Desde cedo o grande interveniente do jogo foram os dados, que desconfia-se que estejam viciados, pois calhava 6, 9 ou 11 em aproximadamente 75% dos lançamentos. A FPC (Federação Portuguesa de Catan) já comunicou que vai investigar o assunto, e no próximo jogo os dados poderão ser alvo de controlo anti-vício.
Gonçalo aproveitou o facto de ganhar recursos com esses 3 números para se isolar na liderança.
Pedro foi o grande afectado no início pois não era possuidor de recursos nesses números e durante as 10 primeiras jogadas não conseguiu cartas que lhe dessem oportunidade de comprar ruas ou desenvolvimento. Desde essa altura se percebeu que Pedro não ia acumular mais uma vitória, e nem mesmo a aldeia no 11 e 6 que comprou a meio do jogo foi suficiente para recuperar.
Miguel no início benefíciou de receber vários noves, mas depois foi o que mais azar teve com os dados, pois só por uma ocasião conseguiu ganhar pedra. De salientar que este jogador fazia pressão dizendo "sejam mais rápidos, tenho aulas amanha às 8", mas aquando a sua vez de jogar o jogo parava com as suas inúmeras propostas para conseguir pedra, que ele próprio, à partida, sabia que eram impossíveis de concretizar.
Bernardo manteve-se sempre na sombra de Gonçalo com quem fez negócios obscuros durante toda a partida, sendo que a meio do jogo estes dois jogadores acabaram por oficializar uma aliança. A FPC também já está a agir no sentido de acabar com as alianças, que em nada contribuem para a justiça deste jogo.
Gonçalo acabou por ser um justo vencedor, não obstante a sorte nos dados que lhe deram cartas em abundância, foi inteligente, soube negociar nas alturas certas e arquitectou uma grande jogada final, onde construiu 3 ruas, conquistanto a Longest Road ao Bernardo. Está por isso de parabéns.
O 3º jogo é aguardado com expectativa, até lá podem fazer as vossas apostas no site www.Betandwin.com

Ficha técnica:
Brancos (Gonçalo) - 10 pontos
Encarnados (Bernardo) - 8 pontos
Equipa do Dino (Pedro) - 6 pontos
Azuis (Miguel) - 5 pontos
Início: 23.30
Local: Casa do Gonçalo
Assistência: 1 (Tia Catarina, durante 2 minutos)
Maior estrada: Gonçalo
Maior exército: Pedro

5 comentários:

Bgaivao disse...

é issso ta mal eu é que tive a maior estrada durante o jogo todo só a perdi naquela fatal e magestosa ultima jogada do jogo que deu a vitoria ao abreu

Gonçalo disse...

foi muito bom jogo. de salientar que não fizemos boicote ao pedro, porque o próprio jogo tratou de o fazer.

Bernardo tens que por aqui a fotografia do tabuleiro.

Miguel Abreu disse...

o jogo não gosta de mim... o que é que se pode fazer? ... Quem quer que seja o Catan, apanhá-lo-ei lá fora

Miguel Abreu disse...

ah... Pedro, no fim falta o indicador da maior sorte, da maior sacanagem e do maior azar (para o qual eu sou um sério candidato)

Gonçalo disse...

"foi inteligêntes"

isto quer dizer exactamente o quê?