terça-feira, julho 11, 2006

Os Nossos Einsteins

O que se segue parece anedota mas não é. São respostas dadas em testes/fichas de trabalho de Língua Portuguesa / Português. Parece mentira mas é verdade! Além das ideias fenomenais, a ortografia também é muito original!
(Acreditem, estas frases são copia integral do que foi escrito por alunos portugueses Einsteins)

A LÍNGUA PORTUGUESA E O CICLO DA ÁGUA
A lingua portuguesa tem caracteristicas próprias das linguas românticas mas também é como a água: é um ciclo. Axo que como à o ciclo da água devia a ver o ciclo da lingua portuguesa. Aparesseu antes do latim, provando-o a Biblia (feita antes e depois de Cristo}, originou-o e a partir d'então evoluiu para o que já tinha sido antes dele. Daí que não póssamos ver diferenças entre o português da Bíblia e o que se fala hoje.

CRÍTICA AO MANUAL E ÀS AULAS DE PORTUGUÊS
O que mais gostei do livro foi do seu realismo e do Camões lírico. Acho muinto bem que os autores e o setor tenham tido a corajem de chamar o Camões de lírico, porque era o que ele era. Se ele fosse realista como eu nunca tinha tido corajem para escrever: “Não sei se me engana Helena/ se Maria, se Joana". Com a idade dele já devia saber que as três o enganaram e que quando fizeram as juras faziam figas atraz das costas, como eu com as minhas namoradas. (...), Mais realista ainda é o boneco que eu desenhei em todo o meu livro: tá triste, como qualquer bacano normal numa aula e vê um avião de papel passar por cima dele, com a prubablidade de uns colegas qualqueres terem mandado-o.

OS LUSÍADAS
Os Lusíadas foram escritos pelo cantor Luis de Camões que os dividiu em 10 cantos e que assim deu trabalho a 10 cantores, tendo contribuído para a diminuição do desemprego em Portugal. É por isso que o Camões é tão importante no nosso país e tem um dia só para ele.

ESTRANGEIRISMOS E NEOLOGISMOS
Os estrangeirismos são palavras trazidas para Portugal por estrangeiros. Por de início serem também neologismos não podem ser trazidas por imigrantes, porque eles não são novos no nosso país. Além disso sabem falar português e daí não têm necessidade de utilizar palavras estrangeiras.

GIL VICENTE
Eu não tenho duvidas que o Gil Vicente é muito importante, a pesar de nunca ter ganhado o campionato de futebol. É importante porque às vezes ganha ao Benfica, otras ao Sporting e otras ao Porto tirando a eles o primero logar. E também por isto é que a sua obra é dramática - porque é um drama para os benfiquistas, os sportingistas e os portistas quando ganha.

2 comentários:

Bgaivao disse...

tá giro...

Bgaivao disse...

Não percam brevemente: A História Oculta de FB